Depois de meses em que circularam rumores sobre a possibilidade da rede supermercadista fazer uma oferta pública de ações no País, pela primeira vez um executivo do Carrefour comentou o assunto. Pierre-Jean Sivignon, diretor financeiro da companhia, afirmou que a estratégia é, de fato, analisada.

“Vamos nos expandir no Brasil e um IPO [oferta pública inicial de ações] é uma das alternativas para financiar essa expansão nos próximos anos”, comentou Sivignon, em teleconferência que explicou a prévia dos resultados do quarto trimestre.

O Brasil é o segundo maior mercado do Carrefour e o grupo pretende continuar crescendo no país. E como globalmente a empresa adotou uma estratégia de reduzir seu endividamento, abrir seu capital na bolsa de valores seria uma forma de obter recursos sem comprometer sua saúde financeira.

Na prévia operacional, o Carrefour divulgou uma receita líquida global de 22,2 bilhões de euros no quatro trimestre do ano passado, com queda de 1,5% sobre o mesmo período de 2012.

O resultado foi influenciado pelo efeito cambial adverso nas operações internacionais. Na América Latina, por exemplo, o câmbio teve efeito negativo de 18,8%, levando o Carrefour a uma perda de receita de 6,9%, alcançando 3,97 bilhões de euros.

 

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