A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), constatou que 40% dos brasileiros pretendem gastar menos nas compras de fim de ano em relação ao valor gasto em 2012. Outros 34% devem gastar o mesmo e só 11% disseram que os gastos serão maiores. Outros 9% responderam que não fazem ou não farão compras nesta época do ano.
O balanço, intitulado Retratos da Sociedade Brasileira – Intenção de Compras, revela ainda que a disposição dos consumidores para gastar mais com as festas de fim de ano é maior entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Nessa faixa de renda, 14% pretendem gastar mais do que em 2012. O porcentual cai para 9% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo.

O levantamento mostrou também que para 43% dos brasileiros a situação econômica pessoal é regular; outros 14% acham que é ruim ou péssima. Os entrevistados apontaram, em uma lista de sete opções, os fatores determinantes para a decisão do valor a ser gasto com as compras. Para 28%, a inflação é o principal item considerado na hora da decisão para as compras do mês. Em seguida vêm a renda pessoal (22%) e a renda familiar (15%).
13º salário.

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Intenção de Compras foi feita com 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 14 e 17 de setembro.

(Jornal do Comércio) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab