Grandes varejistas vêm anunciando o fechamento de lojas. Oferecem os pontos para a venda ou devolvem ao locador – num movimento que não se via no setor há alguns anos. Com base nos anúncios recentes das empresas, a maioria de capital aberto, calcula-se que 168 lojas serão fechadas até o fim do ano e parte delas já parou de operar. Desempenho do ponto de venda abaixo do esperado e sobreposição de lojas, reflexo muitas vezes de um aumento exagerado da base de lojas, justificam a decisão de algumas empresas.

Para efeito de comparação, as 168 unidades equivalem, por exemplo, ao tamanho da rede de supermercados Pão de Açúcar e representa quase o mesmo número de unidades da Riachuelo. Numa análise por rede, no entanto, na maioria dos casos avaliados o total de fechamentos não chega a 5% do volume de pontos das empresas.

Lojas das bandeiras Casas Bahia, Ponto Frio, Baú da Felicidade, Maxxi Atacado, Nacional e Todo Dia fazem parte desse conjunto de empresas. No caso de Ponto Frio e da Casas Bahia, não é informado o prazo para o fechamento das unidades. Também entram nesse cálculo unidades das redes de drogarias Raia Drogasil e Brasil Pharma, do banco BTG Pactual.

Analistas entendem que, num ano de vendas mais difíceis para o comércio, e com perspectivas ainda não muito claras para 2014, as empresas fizeram ajustes internos e reduziram despesas operacionais ao longo de 2013. Nesse cenário, investidores tornam-se mais rigorosos em suas análises sobre o varejo e diminui a tolerância com maus resultados.

“Calculamos que nos últimos oito anos, 80% dos hipermercados abertos no país ainda dão prejuízo pois é um negócio com modelo em crise e altos custos de operação. Então, o jeito é fechar. Você faz um acordo com o dono do ponto, acerta uma multa pela devolução da loja e também conversa para não entrar nenhuma loja rival naquele ponto por um tempo. E aí você se protege”, disse Manoel Antônio de Araújo, sócio da Martinez de Araújo Consultoria de Varejo.

No caso de companhias que compraram operações ou se fundiram nos últimos anos, a medida ajuda a “limpar” a base de lojas, pois são fechadas unidades que não reagiram após a consolidação dos negócios. O Magazine Luiza, que comprou o Baú da Felicidade em 2011, fechou 14 pontos neste ano, 13 deles do Baú, porque não se enquadravam no padrão de lojas do magazine (eram alugados). O Valor apurou que a metade desses pontos, em São Paulo e no Paraná, ainda não tem novos locatários. De janeiro a junho, a companhia abriu 5 pontos.

A Raia Drogasil, criada em 2010 da união das duas redes, fechará neste ano até 25 pontos alugados – alguns começaram a ser entregues aos donos nos últimos meses (10 pararam de operar de abril a junho). A empresa tinha farmácias da Raia e da Drogasil muito próximas em certas cidades, assim como pontos com desempenho abaixo do esperado, apurou o Valor. A Brasil Pharma fechará até 30 unidades em 2013 também por causa de desempenho fraco.

Não é uma medida que deve levar ao encolhimento das empresas. Todas as redes citadas vão abrir mais lojas do que fechar neste ano. “Na verdade, trata-se de ocupar melhor os espaços. Se uma determinada região tem potencial maior, e a rede atua em muitas áreas mais estagnadas, é preciso mudar o foco”, disse Marcos Hirai, sócio-diretor da BG&H Real Estate, unidade da GS&MD. “O fato é que, com a farra do varejo nos últimos anos, reflexo do aumento no consumo, a euforia das aberturas foi grande. Mas com o passar do tempo, essa conta chega”.

O maior volume de lojas que podem ser fechadas pertence à Via Varejo. A companhia terá que parar de operar 74 lojas de Casas Bahia e Ponto Frio, em 54 cidades, por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), como informou ao mercado em abril. A princípio, é uma medida para gerar maior competição nesses municípios. Mas não há informações do desempenho dessas lojas ou o local onde estão instaladas. Parte das unidades devolvidas é alugada.

Ainda entra nesse cálculo a medida tomada pelo Walmart, informada na semana passada, de fechar até 25 unidades do grupo no país, incluindo lojas do Maxxi Atacado, Nacional, Mercadorama e Todo Dia. Metade dessas 25 lojas (a maioria alugada) está nos Estados do Sul e em Minas Gerais, apurou o Valor. Um dos pontos é o da rede Maxxi Atacado, no bairro de Barreiro, em Belo Horizonte (MG). O Maxxi é um exemplo de rede que cresceu rapidamente (passou de 11 lojas para 62 desde 2008) e agora, ficará menor. Resultados abaixo do estimado levaram à decisão.

Entre 7 e 8 lojas com a operação a ser encerrada pelo Walmart estão no Estado de São Paulo (Limeira e Marilia estão nesse grupo). Goiânia e Sergipe também serão afetadas, cada um com uma unidade fechada. No Rio de Janeiro, devem ser duas lojas.

Analistas entendem que é bem provável que boa parte das 168 lojas que devem parar de operar (algumas já fecharam) tenha resultados pouco expressivos, já que não atingiu metas, o que acaba afastando o interesse no ponto. “Quem deve se interessar são varejistas regionais, de médio ou pequeno porte, que compram ou alugam por um preço bem negociado”, disse Araújo (Valor, 24/10/13)

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo