>A Coop – Cooperativa de Consumo – foi reconhecida pelas suas iniciativas na análise e uso das informações dos clientes. A cooperativa foi ganhadora do prêmio “Customer Relationship Management Excellence Awards 2011” para a região das Américas, na categoria Customer Analytics. A premiação visa reconhecer as organizações que adotam estratégias e implementam ações com foco nos clientes a fim de melhorar seu desempenho nos negócios.
A empresa, que ocupa a 13ª posição no Ranking de Supermercados de SM, iniciou em 2005 um trabalho com a Peppers & Rogers Group para a análise de seu banco de dados e desenvolvimento de ações de fidelização junto aos seus cooperados através do conhecimento de seus hábitos de consumo.A parceria rendeu, somente no ano passado, R$ 38 milhões de incremento no faturamento da cooperativa – 2,5% do faturamento total de R$ 1,5 bilhão. Durante 2010 foram executadas 149 campanhas segmentadas por valor e comportamento, gerando 2,34 milhões de interações. Em 2009, quando o faturamento da empresa ficou em R$ 1,3 bilhão, o incremento foi de R$ 21,5 milhões, com 69 campanhas orientadas pelo conhecimento da base de clientes, e 1,77 milhão de interações.
Segundo Antonio José Monte, presidente da Coop, as iniciativas implantadas e batizadas de “Gestão de Cooperados” fazem parte de um novo modelo de negócio, com uma nova filosofia de trabalho da cooperativa, que envolve todas as áreas da empresa, que atualmente possui 29 unidades no estado de São Paulo.
A premiação foi anunciada durante o congresso Gartner Customer 360 Summit 2011, em Los Angeles (EUA). A empresa foi a única brasileira a ser premiada. Os demais vencedores foram Cemex EUA, Golden State Warriors, International Speedway Corporation e Vivint. A seleção foi realizada por um grupo formado por analistas da Gartner, pela equipe editorial do 1to1 Media e por profissionais de negócios e acadêmicos.
(Supermercado Moderno – 05/04/2011)