O Grupo Pão de Açúcar (GPA) concluiu a aquisição de 8,16% do capital social da Nova Pontocom, segmento de comércio eletrônico da Via Varejo, por R$ 105,3 milhões. Após a transação, o grupo torna-se controlador direto da empresa, com 52,06% de seus papéis — 43,9% são detidos pela Via Varejo e outros 4,04%, por minoritários.

A compra foi dividida em duas operações. O GPA, em primeiro momento, assinou contrato para ficar com 6,2% das ações que estavam em poder da Via Varejo, que também gere os negócios de Ponto Frio e Casas Bahia, por R$ 80 milhões. Em seguida, outro acordo foi fechado com outros acionistas, para a compra de 1,96% do capital por R$ 25,3 milhões.

No âmbito da aquisição, o Pão de Açúcar formalizou novo acordo de acionistas da Nova Pontocom para refletir a nova estrutura acionária e, segundo fato relevante enviado ontem à noite para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estabelecer novos parâmetros de governança corporativa.

Também foi firmado acordo operacional entre o GPA, a controladora de seu negócio de vendas on-line e a Via Varejo para estabelecer “termos e condições do relacionamento entre as partes”. Para entrar em vigor, esses contratos precisam ainda ser referendados em assembleia geral extraordinária do Pão de Açúcar.

A decisão foi tomada em reunião do conselho de administração realizada ontem. No encontro, os conselheiros também deram sinal verde para oferta pública de units da Via Varejo, no Nível 2 de governança da BM&FBovespa. Os ativos serão compostos por uma ação ordinária e duas preferenciais.

A intenção da empresa de realizar o aumento de capital foi divulgada em junho. Além de oferta primária, a Via Varejo também pretende realizar oferta secundária de venda da participação de acionistas, como um meio de diluir a participação da família Klein, fundadora da Casas Bahia.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo