Georges Plassat, presidente global da rede francesa de supermercados, afirmou ontem (07/10) que a era do “imperialismo” no varejo acabou. Segundo o executivo, as empresas do setor que pretendem se expandir internacionalmente precisam rever suas estratégias, uma vez que concorrentes nos mercados emergentes se desenvolvem rapidamente.
“Quando você vai a países como o Brasil ou China, essas pessoas não estão te esperando”, afirmou Plassat. Para ele, os varejistas estrangeiros subestimam “o poder de sofisticação dos concorrentes locais” ao fazerem planos de entrada em novos países.
Os comentários surgem após algumas redes de supermercados, incluindo a britânica Tesco e o próprio Carrefour, serem forçadas a frear seus planos de expansão depois de enfrentarem dificuldades em mercados estrangeiros.
Depois de um período vendendo ativos para diminuir sua dívida, o Carrefour vem procurando maneiras de acelerar seu crescimento no Brasil e na China. Mas, apesar de saber que é necessário mudar o perfil do negócio para alcançar esse objetivo, Plassat afirma que ainda não decidiu como fazê-lo.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo