Com uma cafeteria design e uma pegada gourmet, a marca de café italiana Lavazza vai abrir sua primeira loja no Brasil. A bandeira será Lavazza Espression, uma das três que a empresa possui espalhadas pelo mundo e a mais sofisticada de todas.
Embora o conceito seja outro, pelo tamanho e variedade de itens, a cafeteria vai disputar espaço com a Starbucks. Já em termos de apreço pelo visual, sua concorrente mais imediata é a suíça Nespresso. Mas ainda que as duas invistam pesado no design e na modernidade das lojas, a Lavazza prefere associar seu nome a grandes nomes da fotografia do que correr o mundo com a imagem de George Clooney.
A inauguração está prevista para novembro, no número 1.091 da alameda Santos, em São Paulo. O grupo de investidores brasileiros que comprou a marca pretende ter 30 lojas próprias em cinco anos e abrir mais cem franquias até 2019. A primeira será uma flagship (loja-conceito), maior do que as que virão depois e, portanto, de montagem mais cara. Cálculos preliminares indicam que seu custo aproximado será por volta de R$ 1,5 milhão.
Além da carta de cafés, o cardápio terá doces, sanduíches e opções de massa. Entre salgados, sobremesas e bebidas, serão cerca de 50 itens. A equipe gastronômica, apoiada por chefs de cozinha internacionais, tem entre seus consultores o espanhol Ferran Adrià. É ele quem assina um dos sucessos da loja: o espressione, um expresso que tem uma espuma com diferentes sabores de café. “Todo o conceito é gourmet – o que terá um apelo corporativo, mas também entre o público teen”, afirma Ionathan Joelsons, diretor de marketing da Lavazza Espression Brasil.
Cafeteria que se preza no Brasil tem que ter pão de queijo – regra à qual a rede se submeteu. Essa tropicalização do cardápio contemplou ainda outros itens. Mas tudo foi validado pela equipe italiana. Os baristas e a equipe estão sendo preparados no Centro de Treinamento Lavazza em São Paulo, que já existia.
Embora não tivesse loja própria, a empresa atua no mercado brasileiro de food-service há bastante tempo. É Lavazza o café servido em lugares como por exemplo a Z Deli. Mas, segundo os italianos, apenas agora o público local vai conhecer o conceito 100% Lavazza, que se personifica em lojas como a Espression, já presente em 16 países, da China a Armênia.
(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo