Você venderia comida vencida por um preço mais camarada? Pois é exatamente essa experiência que o empresário Doug Rauch quer tornar real nos Estados Unidos. Ex-presidente da cadeia de supermercados Trader Joe’s, Rauch planeja abrir o primeiro Daily Table, um misto de supermercado e restaurante, já em 2014. A ideia é reduzir o desperdício de alimentos e vender comida a preço baixo.

Atenção: a proposta parece ter fundamento. Recentemente, o NRDC (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) emitiu um relatório, feito em parceria com pesquisadores da Universidade de Havard, dizendo que grande parte dos alimentos rotulados como vencidos nos EUA é perfeitamente comestível.

Só naquele país, 40% dos alimentos são jogados no lixo, em parte por causa de rótulos com datas confusas de vencimento, que dizem aos consumidores para “consumir até”, “vender por” e “desfrutar preferencialmente até” certo tempo. “Algumas das datas não têm relação com a segurança, mas com o gosto, diz Dana Gunders, uma das cientistas do NRDC.

Os principais alimentos que deverão encher as gôndolas e os pratos são frutas e legumes, explica o empresário. “A ideia é oferecer nutrição acessível para os carentes em nossas cidades. É, basicamente, tentar utilizar esse 40% de alimento desperdiçado que vem, em grande medida, do excesso de comida que é jogado fora por mercearias e de produtores que têm produtos que são nutricionalmente bons, mas que esteticamente não são atrativos para venda por terem manchas ou pequenos machucados”.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo