Esmagando todas as expectativas, a Apple anunciou nesta manhã ter vendido 9 milhões de unidades de iPhone 5s e iPhone 5c em apenas três dias. Pouco antes do lançamento dos dispositivos no varejo na última sexta, analistas ouvidos pelo site Business Insider, por exemplo, estimaram que entre 5 e 7,75 milhões de unidades de iPhones seriam vendidas.

Além do número pertinente aos smartphones, a Apple aproveitou para informar que a adoção do seu novo sistema operacional foi a mais rápida da história. Em poucos dias após a chegada do iOS 7 ao público geral, 200 milhões de dispositivos foram atualizados.

Na sexta-feira, data na qual a Apple começou a vender os dois modelos em lojas mundo afora, o modelo topo de linha, iPhone 5s, sumiu das prateleiras graças a legião de consumidores que enfrentaram filas quilométricas do lado de fora de lojas da Apple em países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.

Mas, apesar de divulgar a marca, a Apple não especificou a quantidade de unidades vendidas por cada modelo, mas já existem projeções.

Segundo apurado pelo site CNET, o número de ativações do iPhone 5s foi até três vezes maior que o registrado para o super colorido iPhone 5c nos Estados Unidos. No Japão, foram vendidos cinco vezes mais iPhones 5s que iPhones 5c.

A Apple ainda não divulgou a data de lançamento dos novos aparelhos no Brasil. A expectativa é que os iPhones desembarquem no país em dezembro.

iPhone 5s

Posicionado como o novo modelo mais avançado da Apple, o dispositivo tem design similar ao modelo anterior, o iPhone 5, mas está disponível em diferentes cores: cinza e preto, branco e prata e dourado.

Equipado com um processador A7 de 64 bits, traz câmera de 8 megapixels e o sensor de impressão digital, o Touch ID. Nos EUA, o modelo desbloqueado pode ser adquirido por a partir de 649 dólares em sua versão com 16 GB. Já o iPhone 5s mais caro, com 64 GB, custa 849 dólares.

iPhone 5c

Disponível em uma variedade de cores, este modelo oferece tela de 4 polegadas, processador A6, câmera de 8 megapixels. De acordo com a Apple, o modelo desbloqueado, isto é, livre de contrato com operadoras, e com 16 GB de capacidade, custa 549 dólares. Já a versão com 32 GB pode ser adquirida por 649 dólares nos Estados Unidos.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo