>Amigos do Varejo,
A 100a. NRF neste ano de 2011 terminou há cerca de 3 horas com um debate entre líderes varejistas locais, coordenado pelo Presidente e CEO da Macy’s, Terry Lundgren.
Foi uma edição histórica, registrou a presença dominante de brasileiros que formaram a maior delegação estrangeira, cerca de 1.200 pessoas ou 32% dos visitantes de outros países.
Pudemos constatar realizações e aplicações práticas daquilo que nos últimos 3 ou 4 anos eram apenas tendências como o “customer centricity” da Best Buy e de tantas outras ou o “marketing one-to-one” do Casino. Isso significa que o varejo coloca em prática os novos conceitos com o auxílio de novas tecnologias visando satisfazer clientes em suas necessidades mais particulares, buscando diferenciação e melhores resultados.
Falando em novas tecnologias, a mobilidade foi a grande estrela do evento, tanto nas palestras como na feira. Outras como realidade aumentada que utiliza o movimento do corpo humano para interagir com o consumidor no PDV também estiveram presentes.
Mas é a genialidade daqueles que fazem o varejo no dia-a-dia que movimenta essa indústria e desafia a tecnologia a fornecer novas soluções.
Marc Gobé afirmou que loja é local de conexão, de encontros. Que a loja não deve vender produtos e sim experiência e que deixamos a era do marketing para entrar na era do branding ou ainda mais, no “emotional branding economy”.
Voltaremos melhor informados sim mas sobretudo ainda mais inspirados para dar ao varejo brasileiro condições de desenvolver seus próprios formatos e deixar de lado modelos desenvolvidos em outros países.
Esse é o nosso papel no Núcleo de Varejo da ESPM e do Retail Lab:
– formar visão e desenvolver competências nos atuais e futuros líderes do varejo brasileiro.
Pesquisa, geração de conhecimento, desenho de novos formatos e soluções, competência na execução e foco no cliente formam a trilha para a construção de uma indústria sólida como a que concentra o varejo brasileiro.
Agora é hora de organizar o material colhido durante o evento, tais como fotos, filmes, áudios e colocá-los `a disposição de nossos alunos e de toda a comunidade varejista que nos segue em nossas publicações neste blog, no twitter, facebook, linkedin e no clipping do varejo, que aliás estreou com novo formato.
Um grande abraço,
Prof. Ricardo Pastore
Coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM