A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) consideram positivo o resultado de crescimento do comércio varejista, mas indicam que o setor ainda está cauteloso ante os números.

Segundo nota divulgada hoje (12), o resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi uma “surpresa positiva”. O IBGE anunciou crescimento de 1,9% no volume de vendas do comércio varejista em julho – o maior resultado desde janeiro de 2012 (2,8%).

Para a CNDL e o SPC, “o resultado é muito positivo, mas existe uma hipótese de que o bom resultado tenha sido motivado pelo efeito base do mês de junho, quando boa parte do comércio teve que fechar as portas por conta da forte onda de manifestações que ocorreram no país e pelos vários feriados decretados em função da Copa das Confederações”.

A nota diz ainda que o resultado é ótimo, mas alerta que o comércio pode acompanhar a tendência da indústria que cresceu e logo depois recuou. Para a CNDL e o SPC, é importante aguardar o desempenho de agosto, que vai mostrar se existe uma tendência de recuperação para o segundo semestre ou se o resultado é um pico passageiro.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo