A estimativa foi feita pela Agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO). Segundo o órgão, um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado anualmente, correspondente a 1,3 bilhões de toneladas e ao custo de US$ 750 bilhões.

Segundo o relatório divulgado, o desperdício de alimentos ocorre principalmente na Ásia. Isso causa não só problemas financeiros aos países, mas também graves danos aos recursos naturais. O volume consumido de água para a produção de alimentos não consumidos é o equivalente ao volume do Rio Volga, na Rússia. O problema também gera emissão de 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.

“Todos os envolvidos no ciclo de produção, desde os agricultores e pescadores, até os processadores de alimentos, supermercados, governos e consumidores devem evitar o desperdício e reutilizar e reciclar quando for possível”, afirmou José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO.  Ele lembrou que esse desperdício é mais chocante quando se tem em conta que 870 milhões de pessoas no mundo passam fome.

De acordo com o relatório, 54% do desperdício ocorre nas etapas inicias de produção dos alimentos, manipulação e armazenamento pós-colheita. Os 46% restantes acontecem durante as etapas de processamento, distribuição e consumo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo