O consumo de produtos de beleza e higiene deve ter um crescimento de 11% neste ano em comparação com 2012, como aponta o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 55,13 bilhões com esses produtos neste ano, frente aos R$ 49,65 bilhões de 2012.
A classe C, que representa 53% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo: R$ 24,6 bilhões, o que representa 45% do total do consumo nacional. Logo em seguida vem a classe B, que com 25% dos domicílios em área urbana tem um potencial de gasto com esses produtos estimado em R$ 21,06 bilhões (38% do consumo).
Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por classe
Classe | Número de domicílios em área urbana | % Domicílios | Potencial de consumo
(R$ milhões) |
% Potencial de consumo | |
A | 1.398.055 | 2,72 | 4.715,68 | 8,55 | |
B | 13.916.180 | 25,11 | 21.065,70 | 38,20 | |
C | 27.040.220 | 52,56 | 24.646,24 | 44,70 | |
DE | 10.087.588 | 19,61 | 4.711,02 | 8,54 | |
Brasil | 51.442.043 | 100 | 55.138,64 | 100 | |
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
Por região, o Sudeste representa metade do consumo do país, seguido pelo Nordeste (19%) e Sul (16%). Entretanto, os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos, com consumo anual de R$ 374,59 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 365,60, e no Sudeste, de R$ 361,58. A média per capta nacional é de R$ 335,88.
Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por região
Região | Potencial de Consumo
(R$ milhões) |
% Potencial de Consumo | Consumo per Capita
R$/hab por ano |
Norte | 3.728,60 | 6,76 | 307,30 |
Nordeste | 10.399,29 | 18,86 | 262,61 |
Sudeste | 27.472,44 | 49,82 | 361,58 |
Sul | 8.820,83 | 16,00 | 374,59 |
Centro oeste | 4.717,48 | 8,56 | 365,60 |
Brasil | 55.138,64 | 100 | 335,88 |
Quando os dados por classe e região são cruzados, o Pyxis Consumo aponta que a classe C do Sudeste é a que mais vai gastar com produtos de beleza: R$ 11,84 bilhões. A classe B, também do Sudeste, tem o segundo maior potencial de consumo dessa categoria, com R$ 11,61 bilhões. A classe A do Norte é a que menos vai consumir esses produtos neste ano, com gastos estimados em R$ 292,84 milhões.
O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo, escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e cotonete.
Potencial de consumo por classe e por região
Classe | Sul
(R$ milhões) |
Sudeste
(R$ milhões) |
Nordeste
(R$ milhões) |
Norte
(R$ milhões) |
Centro Oeste
(R$ milhões) |
A | 804,64 | 2.390,58 | 719,97 | 292,84 | 507,65 |
B | 3.566,56 | 11.615,11 | 2.759,73 | 1.251,93 | 1.872,37 |
C | 3.948,69 | 11.842,53 | 5.107,72 | 1.757,42 | 1.989,88 |
DE | 500,94 | 1.624,22 | 1.811,87 | 426,41 | 347,58 |
Total | 8.820,83 | 27.472,44 | 10.399,29 | 3.728,60 | 4.717,48 |
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
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