O consumo de produtos de beleza e higiene deve ter um crescimento de 11% neste ano em comparação com 2012, como aponta o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 55,13 bilhões com esses produtos neste ano, frente aos R$ 49,65 bilhões de 2012.

A classe C, que representa 53% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo: R$ 24,6 bilhões, o que representa 45% do total do consumo nacional. Logo em seguida vem a classe B, que com 25% dos domicílios em área urbana tem um potencial de gasto com esses produtos estimado em R$ 21,06 bilhões (38% do consumo).

Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por classe

Classe Número de domicílios em área urbana % Domicílios Potencial de consumo 

(R$ milhões)

% Potencial de consumo
A 1.398.055 2,72 4.715,68 8,55
B 13.916.180 25,11 21.065,70 38,20
C 27.040.220 52,56 24.646,24 44,70
DE 10.087.588 19,61 4.711,02 8,54
Brasil 51.442.043 100 55.138,64 100

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência

 

Por região, o Sudeste representa metade do consumo do país, seguido pelo Nordeste (19%) e Sul (16%). Entretanto, os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos, com consumo anual de R$ 374,59 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 365,60, e no Sudeste, de R$ 361,58. A média per capta nacional é de R$ 335,88.

Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por região

Região Potencial de Consumo 

(R$ milhões)

% Potencial de Consumo Consumo per Capita 

R$/hab por ano

Norte 3.728,60 6,76 307,30
Nordeste 10.399,29 18,86 262,61
Sudeste 27.472,44 49,82 361,58
Sul 8.820,83 16,00 374,59
Centro oeste 4.717,48 8,56 365,60
Brasil 55.138,64 100 335,88

 

Quando os dados por classe e região são cruzados, o Pyxis Consumo aponta que a classe C do Sudeste é a que mais vai gastar com produtos de beleza: R$ 11,84 bilhões. A classe B, também do Sudeste, tem o segundo maior potencial de consumo dessa categoria, com R$ 11,61 bilhões. A classe A do Norte é a que menos vai consumir esses produtos neste ano, com gastos estimados em R$ 292,84 milhões.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo, escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e cotonete.

Potencial de consumo por classe e por região

Classe Sul 

(R$ milhões)

Sudeste 

(R$ milhões)

Nordeste 

(R$ milhões)

Norte 

(R$ milhões)

Centro Oeste 

(R$ milhões)

A 804,64 2.390,58 719,97 292,84 507,65
B 3.566,56 11.615,11 2.759,73 1.251,93 1.872,37
C 3.948,69 11.842,53 5.107,72 1.757,42 1.989,88
DE 500,94 1.624,22 1.811,87 426,41 347,58
Total 8.820,83 27.472,44 10.399,29 3.728,60 4.717,48

Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência

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