De olho no público não bancarizado, as empresas de cartões pré-pagos vêm aumentando sua base de clientes, na busca por formas de expandir seu alcance. Em Pernambuco, o MEO Cartão, da Easycred, que já dispõe de mais de 200 mil clientes no País, está finalizando negociações para operar em duas redes de supermercado do Estado, além de uma cadeia de farmácias.
A ideia é que as lojas sirvam como ponto de compra do cartão, o que irá colaborar para que ele seja usado dentro do ponto de venda. O recurso é vendido por R$ 15 pela Easycred. A cada recarga, os clientes pagam mais R$ 4. Inicialmente, só era possível adquirir os cartões pré-pagos pela internet, o que dificultava a expansão sobre seu público alvo.
Outra empresa do setor, a NovoCred, também está fechando contrato com uma rede de 800 farmácias em Pernambuco. A intenção é chegar a 40 mil cartões distribuídos ao final do ano.
Atualmente, a economia informal movimenta R$ 578 bilhões anuais no País, e é predominante em 11 estados. Além disso, cerca de 55% dos brasileiros recebem salário em dinheiro. São essas pessoas que as empresas do setor querem alcançar.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo