As vendas do varejo nacional avançaram 1,5% no acumulado de janeiro a julho de 2013, comparado com igual período de 2012, segundo a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No mês de julho, as vendas avançaram 0,2% na comparação com junho, retirados os efeitos sazonais.

Embora o indicador de vendas ainda se mantenha positivo, os resultados dos últimos meses obrigaram a Boa Vista a rever suas projeções para o ano. No início do ano as perspectivas eram de crescimento entre 5% e 5,5% para as vendas do varejo. Hoje, porém, a projeção aponta para avanço de 3% a 3,5%. Mesmo sendo mais modesta, para esta nova projeção se concretizar será preciso uma forte expansão do varejo ao longo do segundo semestre, uma vez que o indicador de vendas acumula apenas 1,5% até julho.

Inflação – Flávio Calife, economista da Boa Vista Serviços, acredita que alguns fatores responsáveis pela diminuição do ritmo das vendas, como a inflação e a queda na confiança do consumidor, possam ser revertidos até o final do ano. “Já há uma preocupação maior do Banco Central com os preços. O ciclo de afrouxamento está mudando para um ciclo de maior aperto monetário, o que fará os juros subirem, segurando a inflação”, diz Calife. O economista afirma ainda que a inflação acumulada ao longo do ano está próxima do zero, comparada ao resultado de 2012, pelos dados da Boa Vista. “Com a inadimplência sob controle, o mercado de crédito ganha um respiro”, comenta.

Setores – O setor de Móveis e Eletrodomésticos expandiu 0,9% em julho na comparação com o mês anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais. Este setor foi o grande responsável pela variação mensal, das vendas gerais, fechar positiva. Porém, a variação acumulada nos últimos 12 meses, comparados aos 12 meses antecedentes, apresentou queda de 0,3%, primeiro resultado negativo desde o início da série histórica, apurada a partir de 2010.

Na direção oposta, a maior queda mensal entre todos os setores foi registrada por Supermercados, Alimentos e Bebidas, que teve sua série dessazonalizada reduzida em 0,5% em comparação a junho. Quando confrontados os 12 meses terminados em julho ao período correspondente em 2012 houve avanço de 5,6%.

(Por Diário do Comércio) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo