A rede americana de lojas de departamento, que fechou as portas no País nos anos 90, pretende abrir até 500 lojas em 10 anos por vários pontos do Brasil

A tradicional loja de departamentos Sears, que fechou suas portas no Brasil no início da década de 90, pretende voltar com grande fôlego ao mercado do País. A ideia é franquia de lojas show-room de eletrodomésticos, eletrônicos e ferramentas, com forte ênfase nas marcas próprias da Sears, através de franquias master regionais que implantariam as sub-franquias unitárias.

Segundo Paulo César Mauro, diretor-presidente da Global Franchise, empresa responsável pela negociação das franquias, a saída da Sears no passado não tem a ver com problemas com o mercado na época. “A empresa saiu do Brasil por problemas da matriz, e não por causa do mercado brasileiro, onde era, na verdade, um sucesso. Hoje, a Sears quer voltar com um modelo de franquias com investimento estimado de aproximdamente R$ 15 milhões para o franqueado master nacional”, diz.

O  planejamento inicial é de 500 lojas em 10 anos, começando eplas capitais. O perfil de franqueado é varejista ou indústria da área de eletrodomésticos. Segundo Mauro, a diferença entre as lojas que irão abrir com as dos anos 80 será na distribuição e tamanho. “O modelo de loja será bem menor, do tipo showroom, com apenas 600m2, sendo as entregas feitas diretamente de centro de distribuição”, explica.

(Por No Varejo – Escrito por  Cristiani Dias) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo