Compras de última hora motivaram o crescimento significativo nas vendas em muitos estabelecimentos. Alguns shoppings registraram aumento de mais de 100%

Enquanto o comércio do país registrou um tímido crescimento nas vendas do último Dia dos Pais, segundo entidades como a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o cenário foi positivo em muitos shopping centers.

Conforme publicado NoVarejo, a variedade de lojas dos shoppings foi o principal fator que levou muitos consumidores a optarem por adquirir presentes nesses estabelecimentos, quando a compra é feita com poucos dias de antecedência das datas comemorativas. Estacionamento e rede de serviços (bancos e restaurantes, por exemplo) e horário de funcionamento também atraem os compradores nessas situações – ainda que o preço final do produto possa ser maior do que os praticados pelas lojas virtuais ou de rua.

No Morumbi Shopping (SP), por exemplo, unidades de redes como da M. Officer registraram crescimento superior a 30% em relação às vendas do Dia dos Pais de 2012. Já no Shopping Taboão (SP) foi registrado um de aumento de 120% frente ao ano passado, sendo que a expectativa era de 80% – de acordo com informações do site da Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce).

Vale ressaltar que a CNDL e o SPC Brasil calcularam o crescimento de 3,78% nas vendas do Dia dos Pais de 2013 no comércio varejista em geral, em relação ao ano anterior. A evolução, conforme divulgado pelas entidades, representa uma desaceleração no comparativo com a data comemorativa de anos anteriores:  4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010).

(Por No Varejo – Escrito por  Erica Franco) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo