O magnata francês do ramo de artigos de luxo Bernard Arnault e a firma de private equity norte-americana Colony Capital LLVC, os maiores acionistas do grupo varejista Carrefour, vão cindir a holding que possuem em conjunto.

Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, os parceiros “decidiram simplificar a holding conjunta no Carrefour e, ao mesmo tempo, manter sua ação coordenada” na varejista.

Arnault, o homem mais rico da França e executivo-chefe do grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SA e a Colony Capital, vão fazer a cisão da Blue Capital Sarl, holding que possui 8,1% do total de ações no Carrefour e 14,2% do capital com direito a voto.

Não foram anunciados detalhes da cisão, que deverá ocorrer antes do fim de ano, nem os motivos por trás da decisão.

A proposta de cisão vem em meio a sinais de recuperação no Carrefour, que atravessou anos de problemas em meio a falhas de estratégia e vendas fracas em seus principais mercados europeus.

O preço da ação do Carrefour caiu quase pela metade desde março de 2007, quando os dois acionistas tornaram pública sua participação na empresa.

No final de fevereiro daquele ano, a ação da varejista valia cerca de 44 euros (USS 58,50), antes de despencar para menos de 15 euros em maio de 2012. Mais cedo, o papel mostrava uma recuperação parcial em relação ao ano passado, cotado a 23,55 euros.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo