A maior operadora de cafeterias do mundo, em parceria com a Danone, vai começar a vender laticínios  em suas lojas, a partir de 2014 e em supermercados em 2015 nos Estados Unidos.

A francesa Danone vai produzir os iogurtes para a Starbucks sob a marca “Evolution Fresh, Inspired by Dannon”. Os termos financeiros da aliança não foram divulgados. A Starbucks comprou a empresa de sucos Evolution Fresh em 2011, por US$ 30 milhões em dinheiro, antes de adquirir a Teavana Holdings, cujos produtos também pretende vender em supermercados.

A Starbucks estuda também vender o iogurte internacionalmente e pode criar outros produtos com a Danone, de acordo com Jim Olson, porta-voz da rede de cafeteria. “Este realmente é o próximo grande passo estratégico em nossa evolução de bem-estar e saúde”, disse.

O plano ajuda a enfrentar duas preocupações de Howard Schultz, CEO da Starbucks: oferecer produtos mais saudáveis e ajudar sua empresa a estar presente nos supermercados.

A Starbucks vem entrando de forma constante nos supermercados desde 1995, quando começou a vender sorvete de sabores como java chip frapuccino e caramelo macchiato. Desde então, lançou café embalado, a marca de chá Tazo e os sachês instantâneos Via.

Depois que ganhou da Kraft o controle exclusivo das operações da Starbucks em supermercados em 2011, Schultz acelerou o lançamento de novos itens, com as cápsulas para café expresso Keurig K-Cup, os sucos Evolution Fresh e as bebidas energéticas Refreshers.

Os negócios da Starbucks em supermercados vêm se expandindo mais do que as vendas em suas cafeterias. No ano fiscal encerrado em setembro, a receita com a venda de itens em supermercados e outros varejistas subiu 50%, indo para US$ 1,29 bilhão, de acordo com documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA). A receita total da empresa nos mesmos 12 meses subiu 14%, indo para US$ 13,3 bilhões.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo