O impacto da alta da inflação nos últimos doze meses, em especial a disparada nos preços dos alimentos sobre o orçamento das famílias brasileiras, deverá refletir no lucro das empresas brasileiras ligadas ao setor de consumo no segundo trimestre deste ano. Na temporada de balanços das companhias abertas, que começa hoje (15/7) e se estenderá pelos próximos 30 dias, os investidores poderão se frustrar com as receitas de empresas de vestuário e produtos de limpeza e higiene, por exemplo.

“As expectativas para os resultados das empresas ligadas ao consumo ainda estão muito elevadas, portanto há um claro risco, em razão de uma inflação alta e de um crescimento econômico mais baixo, de essas expectativas não serem atingidas no segundo trimestre”, diz Jennifer Delaney, estrategista de ações para mercados emergentes do banco UBS em Nova York.

Para ela, inflação alta, forçando a elevação da taxa de juros, e o nível mais fraco da atividade econômica deverão frustrar as metas de crescimento do lucro das empresas neste ano e, por tabela, o desempenho do mercado acionário brasileiro.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo