Apenas quatro de dez atividades do varejo ampliado pesquisadas pelo IBGE registraram aumento nas vendas em maio, na comparação com abril, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo órgão nesta quinta-feira.
O segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou o maior aumento, de 1,9%. Apenas hiper e supermercados aumentaram suas vendas em 1,8% no período. Na comparação com maio do ano passado, os aumentos foram de 2,6% e 3,0%, respectivamente.

Os outros ramos com resultados positivos foram combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%) e veículos e motos, partes e peças (0,4%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, esses segmentos registraram aumentos de 8,8%, 6,8% e 4,1%, respectivamente.

Entre aqueles que diminuíram as vendas em maio, ante abril estão outros artigos de uso pessoal e doméstico (queda de 0,9%); material de construção (diminuição de 1,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (baixa de 2,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (recuo de 2,2%); tecidos, vestuário e calçados (resultado negativo de 2,6%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (que caiu 2,6%).

Já na comparação com maio de 2012, apenas a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ficou negativa em 0,5%. As demais registraram alta: 8,4% em outros artigos de uso pessoal e doméstico; 8,1% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 1,3% para tecidos, vestuário e calçados; 0,5% para livros, jornais, revistas e papelaria e 5,0% para material de construção.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo