As vendas de computadores de mesa devem recuar 16% neste ano, somando 5,5 milhões de máquinas, segundo levantamento da consultoria IDC. Já o número previsto de tablets comercializados é de 5,8 milhões, sinalizando que, pela primeira vez, o dispositivo móvel terá vendas acima dos tradicionais desktops. Se confirmada a quantidade, o mercado de tablets crescerá 89% sobre o ano passado.

Produtos intermediários entre ambos, os notebooks devem cair 2% neste ano, com a venda de 8,7 milhões de unidades. Somadas, as vendas de computadores totalizam 14,2 milhões – o número é equivalente ao que foi comercializado em 2010.

“O consumidor está apostando na mobilidade que aparelhos como os tablets e os smartphones podem fornecer”, disse à Agência Estado Bruno Freitas, gerente de pesquisa de mercado da consultoria IDC. Segundo ele, a indústria de PCs está passando ainda por um momento de ajuste no formato dos equipamentos, com o lançamento de novos recursos que elevam os preços e impactam o volume das vendas.

Além disso, os custos de produção das máquinas são atingidos pela alta do dólar, em razão dos principais componentes, como memórias e discos rígidos (HD), serem importados. Já no caso dos tablets, uma isenção tributária concedida em 2011 impulsionou a produção nacional, gerando produtos com preços mais acessíveis.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo