É o que aponta o estudo Consumer Insights, da consultoria Kantar Worldpanel, que analisou o consumo de bens não duráveis no primeiro trimestre do ano. Segundo a pesquisa, a inflação acelerada fez com que o volume de produtos consumidos pelas classes D e E no período caísse 3% sobre os três primeiros meses do ano passado.
As classes A, B e C, por outro lado, consumiram mais, mesmo com os preços em alta. As duas primeiras tiveram alta de 4%, enquanto o volume consumido pela classe C subiu 6%. Na média geral, o consumo de bens não duráveis aumentou 2% entre o primeiro trimestre do ano passado e o deste ano.
Um indicativo de que a inflação foi responsável pelo declínio das classes D e E é que, mesmo com queda no volume, o valor gasto por esses consumidores subiu 7% no mesmo período. A classe C teve, também nesse quesito, a maior alta, de 15%, enquanto as classes A e B tiveram alta de 13%, respectivamente.
“Em 2012, essa parcela da população foi a responsável pelo crescimento do consumo. Se não fosse por ela o Brasil teria enfrentado uma estagnação, ou até mesmo uma queda”, analisa Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel. Segundo ela, as ações do governo contra os efeitos nocivos da inflação ainda não surtiram o efeito desejado.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo