Embora tenha visto como positivo o anúncio do programa ‘Minha Casa Melhor’, que vai gerar um crédito de R$ 18,7 bilhões para os consumidores equiparem suas residências, o setor de varejo apontou problemas na iniciativa. A maior reclamação é sobre a exclusividade que a Caixa Econômica Federal e a Redecard terão como financiadora do programa e operadora dos cartões que serão emitidos, respectivamente.

Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a medida restringe a capilaridade da iniciativa entre os brasileiros. “Para participar do programa, o empresário tem de ser necessariamente correntista da Caixa, que atualmente possui 2.229 agências, sendo que o Brasil possui 5.564 municípios”, reclama Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL. Ele também observou que muitos comerciantes não terão como concluir as vendas porque não possuem credenciamento via Redecard.

Até às 15 horas desta quarta-feira, a Caixa contabilizou 1.855 cartões do Minha Casa Melhor. O valor total dos contratos já firmados chega a R$ 9,207 milhões. Os cartões têm um limite de R$ 5 mil para serem gastos pelas famílias em até 12 meses.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo