A Cia. Brasileira de Distribuição Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do País, está investindo para tomar o lugar da B2W Cia. Digital SA como líder no comércio online.

Com o Extra MarketPlace, uma nova plataforma de web que segue o modelo da Amazon.com Inc., o Pão de Açúcar espera quintuplicar a linha de produtos oferecidos pela rede até o final de 2014, disse o presidente da empresa, Enéas Pestana, em entrevista. A empresa também quer triplicar a receita de sua unidade atacadista Assaí até 2016, expandindo-se para outros estados, disse Pestana.

As vendas no atacado e pela Internet são oportunidades de crescimento para uma empresa que, segundo a Abras, Associação Brasileira de Supermercados, já controla 37 por cento do segmento de supermercados e hipermercados.

Esses canais também ajudariam a diversificar a base de clientes do Pão de Açúcar num momento em que a inflação e a desaceleração do crescimento econômico ameaçam minar o poder de compra dos consumidores.

“Eu sou sempre muito otimista e tenho estado muito otimista em relação ao Brasil”, disse Pestana em entrevista em 6 de junho no escritório da Bloomberg em São Paulo, cidade onde também fica a sede do Pão de Açúcar. “No caso do Assaí, a gente está acelerando o ganho de market share nesse setor agressivamente. Em comércio eletrônico, o plano é ser líder disparado.”

O Pão de Açúcar acumula alta de 16 por cento neste ano até 7 de junho, em contraste com a queda de 15 por cento do Ibovespa no mesmo período. Seu desempenho também supera a alta de 11 por cento do grupo francês Carrefour SA e de 12 por cento da rede americana Wal-Mart Stores Inc., segundo e terceiro maiores varejistas de alimentos no País.

 

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo