O grupo chileno confirmou, ontem (5/6), que Sílvio Pedra, diretor-presidente da operação brasileira, e outros executivos de alto escalão, deixarão o escritório de Salvador para trabalhar na capital paulista. A informação foi antecipada pelo jornal chileno Diario Financiero.

A empresa informa que os escritórios regionais, em cidades do Nordeste e no Rio de Janeiro, serão mantidos. Há uma expectativa de que, em breve, o Cencosud abra lojas ou um centro de distribuição no mercado paulista, após a decisão de migrar o comando. Mas não há confirmação por parte do grupo.

A ideia inicial é centralizar as tomadas de decisões em São Paulo, onde estão as sedes dos principais fornecedores da companhia. No novo escritório, o Cencosud espera ganhar agilidade nas negociações, concentrando a gestão numa região mais central do País.

Assim, o Cencosud dá um novo passo no sentido de integrar as suas operações e, com isso, reduzir despesas e se tornar mais rentável no Brasil. O grupo controla as redes Bretas (MG), Mercantil Rodrigues (BA), Prezunic (RJ), G. Barbosa (SE) e Perini (BA), com mais de 200 lojas em oito Estados. A ideia é que, em breve, todas elas passem a operar com os mesmos sistemas de tecnologia, CNPJ e centros de distribuição.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo