A participação dos medicamentos genéricos alcançou nível recorde no primeiro trimestre de 2013, ao ser responsável por 27,3% do mercado. Nos três primeiros meses de 2012, o market share dos genéricos era de 25,8%. 

O Consumo registrado no período foi de 176,5 milhões de unidades, informou a Associação Brasileira de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos). Esse volume corresponde a uma aceleração de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado (152,8 milhões).

Entre janeiro e março, as vendas do setor movimentaram R$ 2,9 bilhões, montante 21% superior ao verificado na mesma época de 2012(R$ 2,4 bilhões).

A PróGenéricos avalia que 2013 será um ano desafiador para o setor.

“Devemos apresentar um resultado semelhante ao de 2012, que apresentou crescimento de 17%, mas o ideal seria um crescimento maior, que fosse equivalente ou superior à nossa média histórica que é de 20%”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.”Percebemos pelos resultados do mercado farmacêutico total e de outros setores produtivos que o ritmo de expansão da economia brasileira está mais lento”, completa.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo