Uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que São Paulo é o principal estado em números de faturamento no setor. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que, no ano de 2012, os ganhos nacionais foram de R$ 242,9 bilhões, sendo que R$79,2 bilhões vieram do estado paulista.

Segundo o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS Rodrigo Mariano, houve um crescimento real de 5,9% em relação ao ano de 2011. Ele ainda destaca a geração de emprego e renda relacionada ao setor. “O setor representa 5,5% de tudo que é produzido no Brasil; só São Paulo representa 1,7% do PIB brasileiro. Possuímos 16 mil lojas no estado” comenta Mariano.

O estado tem representado um bom desempenho já há 3 anos, crescendo de maneira sustentável e em níveis acima da média nacional, com aumento também no número de funcionários, além do Faturamento Bruto Nominal, que corresponde a 32,3% dos ganhos do Brasil. Os fatores principais são dois: o crescimento no setor de bebidas e no de FLV (frutas, legumes e verduras), com aumento de 9,2% e 10,3%, respectivamente, no ano de 2012.

(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo