Os supermercados paulistas registraram faturamento 12% maior em março quando comparado com o mesmo mês do ano passado, de acordo com levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Em relação a fevereiro, o faturamento cresceu 18,1%. No primeiro trimestre deste ano, as vendas reais no conceito de mesmas lojas (as que estão em operação no tempo mínimo de 12 meses) aumentaram 6,5% frente ao mesmo intervalo de 2012. Os dados foram deflacionados pelo IPCA/IBGE.
No conceito de todas as lojas, a elevação em março foi de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com fevereiro de 2013, as vendas tiveram alta de 18,65%.
No acumulado de janeiro a março, contra o mesmo período do ano anterior, a elevação foi de 7,18%.
O faturamento nominal do setor pelo critério todas as lojas subiu 19,39% em março face igual mês do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, a elevação foi de 18,66%.
De janeiro a março de 2013 os supermercados paulistas tiveram vendas nominais de 13,27%, quando comparadas ao mesmo período de 2012. No conceito de todas lojas, a associação registra altas de 20,51%, 19,21% e 14%, respectivamente, na comparação anual, mensal e trimestral.
O gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, observa que a alta acumulada no primeiro trimestre de 6,5% supera a meta da entidade. Segundo ele, a associação irá acompanhar os próximos meses para verificar se esta aceleração do crescimento do setor supermercadista se sustentará.
Para 2013, o crescimento projetado para os supermercados no Estado de São Paulo é de 5% em relação a 2012. “E este resultado está relacionado ao comportamento das variáveis de emprego e renda, que contribuem de maneira expressiva para o desempenho das vendas do setor”, conclui.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo