O setor supermercadista encerrou o exercício 2012 com um faturamento total de R$ 242,9 bilhões, número que representa 8,3% de crescimento nominal e 2,3% de alta real sobre os R$ 224,3 bilhões auferidos em 2011. Ao considerar também o desempenho do cash & carry, o chamado atacarejo, o resultado do mercado melhora: faturamento de R$ 286,2 bilhões, com alta nominal de 9,5% e real de 3,5%.
Já no primeiro trimestre do ano o setor acumula crescimento real de 3,53%, impulsionado pelas vendas da Páscoa. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) na segunda-feira 29 durante a apresentação da pesquisa Ranking Abras 2013. Realizado há 36 anos em parceria com a Nielsen Brasil, o levantamento ouviu 710 empresas varejistas para a edição 2013.
As cinco primeiras posições do ranking permaneceram inalteradas. A Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) segue na liderança com faturamento bruto de R$ 57,2 bilhões, seguida pelo Carrefour (R$ 31,4 bilhões) e pelo Walmart (R$ 25,9 bilhões). Fecham o Top 5 Cencosud (R$ 9,7 bilhões) e Zaffari (R$ 3,3 bilhões).
(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo