Com o objetivo de aumentar a rentabilidade da categoria, a Coop – com 28 lojas e sede em Santo André, no ABC Paulista –, a Coocerqui, com três unidades nas cidades de Cerquilho, Boituva e Itapetininga, e também as três unidades da Cooperbarra (em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê) – todas no Estado de São Paulo – optaram por terceirizar a gestão da seção de têxteis de suas lojas.

A empresa escolhida pelas três cooperativas foi a Shopping das Fábricas, de São Paulo, especializada na gestão da área têxtil, que vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados. Com movimentação média de 80 mil peças de roupas por mês e previsão de chegar a 1 milhão de peças por ano, a Shopping das Fábricas, de acordo com Linneu Salles Leite Neto, diretor comercial, explora, gerencia e abastece esse espaço, adequando e modernizando as instalações das lojas com o objetivo de gerar aumento de vendas e incremento de faturamento.

Seu crescimento médio anual gira em torno de 12%. O centro de distribuição próprio está localizado estrategicamente na Vila Anastácio, em São Paulo, próximo às rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco. No local, as peças são etiquetadas, embaladas e enviadas paras as lojas. Esse centro tem capacidade para atender pontos de vendas num raio de até 250 km de distância.

“Confecção também tem prazo de validade. Por isso, é preciso gerenciar não só o abastecimento das peças, como também reposição e substituição, a fim de acompanhar sempre as tendências da moda.

Com a terceirização, as lojas conseguem evitar perdas de estoque e melhorar a rentabilidade por metro quadrado”, explica Neto.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo