O montante, segundo a Cooperativa de Consumo, será direcionado à inauguração de uma nova loja,em Sorocaba (SP), e modernização de outras, em Santo André e São José dos Campos. Além disso, a rede abrirá seu terceiro posto de combustível, em São Bernardo do Campo, o primeiro localizado na Grande São Paulo.

Com os investimentos, a Coop espera faturar R$ 1,95 bilhão neste ano. Em 2012, o total arrecadado foi de R$ 1,76 bilhão, volume 6,41% superior ao do ano anterior. O lucro distribuído aos cooperados, após juros, capitalização e constituição de reservas, foi de R$ 8 milhões.

Com dificuldade para adquirir novos terrenos, a cooperativa aposta no formato multicanal, com pontos de venda pequenos, para se diferenciar dos concorrentes. As drogarias externas, inauguradas no mês passado, são um exemplo. “Uma loja de autosserviço consome de 10 a 20 vezes mais investimento e espaço do que uma drograria independente. Isso inibe o negócio”, afirma Marcio Valle, presidente da Coop.

Além das drogarias e dos postos de gasolina, a Coop estreou recentemente no comércio eletrônico. Por enquanto, são vendidos apenas eletroeletrônicos. Mais adiante, porém, itens comuns de supermercado serão incluídos. “Procuramos fazer uma operação ajustada e identificar as necessidades reais de crescimento”, explica Marcio Valle.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo