A estimativa é da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), após a presidente Dilma Rousseff ter assinado decreto que zera as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a receita bruta decorrente de venda desse tipo de aparelho (celular que permite acesso à internet). A assinatura ocorreu ontem, 9/4.

Segundo Humberto Barbato, presidente da Abinee, dependendo da estratégia dos fabricantes, a redução de preço pode até ser maior, como forma de ganharem fatia de mercado. Para garantir o benefício, o valor de venda no varejo dos smartphones não poderá exceder os R$ 1,5 mil. O incentivo atinge apenas os bens produzidos no País, conforme processo produtivo básico estabelecido pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Alta de 80% nas vendas

A desoneração deverá contribuir para que as vendas de smartphones cresçam cerca de 80% neste ano, atingindo 29 milhões de unidades. A partir de 2014, conforme previsão da Abinee, mais da metade dos aparelhos de telefone vendidos no País será de smartphones. Neste ano, esses aparelhos devem representar cerca de 44% das vendas. O volume de comercializações já deve começar a crescer durante as semanas que antecedem o Dia das Mães.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo