Cobasi informa, via placa na prateleira, que não concorda com o aumento proposto pelo fornecedor de um produto e sugere opções; foto da placa é “curtida” no Facebook.

“Prezado cliente informamos que o fornecedor desse produto impôs um aumento com o qual não concordamos. Se desejar, procure orientação com os nossos colaboradores para substitui-lo com vantagens. Obrigado”. Esses são os dizeres da placa, fotografada em uma prateleira de uma loja Cobasi e devidamente postada no Facebook. 41 pessoas curtiram. Outras doze comentaram: “Muuito bom!”; “Inacreditável! É desse tipo de atitude que precisamos! Parabéns Cobasi!”; “Queria farmácias, lojas de moda, restaurantes e mercados fazendo o mesmo. Exemplo!”; “Amei isso, que atitude digna!”.
Fomos ouvir a versão da varejista, que, em poucos minutos – coisa rara – se pronunciou via comunicado, mas antes esclareceu: “a notoriedade do assunto nas redes sociais iniciou-se a partir de uma foto postada por um cliente. Em momento algum a Cobasi divulgou e compartilhou esse assunto nas redes sociais”. E segue: “Em se tratando de aumentos de preços compatíveis com a inflação e aumento de custos de produção como o que está acontecendo com a maioria dos fornecedores de pet food, da ordem de 6% a 10%, não há porque nos manifestarmos. Isso é um problema do fornecedor e dos clientes das marcas. Mas aumentos de 22% como foi o caso que gerou o aviso, nos sentimos na obrigação de alertarmos nossos clientes até porque entendemos que a Cobasi não pode ser vista como responsável por este ato. Certa vez retiramos um fornecedor de linha por ter remarcado seus produtos de forma abusiva e o que recebemos de muitos clientes foi uma onda de reclamações dizendo que não poderíamos limitar o poder de escolha deles e que a questão de pagar ou não mais por um produto é uma questão particular de cada consumidor. A Cobasi já faz este tipo de ação há anos, não é novidade. O que é novidade são as redes sociais que divulgam tudo hoje em dia, o que tem seu lado bom e ruim”.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo