As embalagens podem ser mais que meros invólucros para os produtos. Alguns empresários veem em sacolas e caixas um canal de publicidade que pode ser extremamente bem sucedido para anunciantes, consumidores e fornecedores.

Na cidade paranaense de Apucarana, a DivulgaPão, rede com mais de 120 franquias e presença em 23 estados é especializada em propagandas no saco de pão, que atende desde os pequenos comerciantes de bairro até as grandes companhias que desejam impactar o público de determinado bairro ou região.

A franquia foi criada pelos amigos Tahinã Teixeira e Jocimar Pereira. “Eu e o meu sócio sempre sonhamos em ter o próprio negócio e como Apucarana possui muitas empresas, uma franquia de anúncio em saco de pão pareceu uma excelente oportunidade, tanto para nós como para os anunciantes e as panificadoras da cidade”, deduziu Tahinã, publicitário com cinco anos de experiência em agências de marketing. Ele estava certo: em pouco tempo conquistou 13 anunciantes e a partir da primeira semana de abril, 30 mil sacos de pão com propaganda serão distribuídos na cidade. E para quem estiver interessado, Tahinã avisa que “faltam poucos anúncios para completar a segunda campanha”.

Outra empresa que aposta no nicho da propaganda em embalagens é a Mídias Alternativas, que em Goiânia leva anúncios a sacos de pão, caixas de pizza, copos de café e jogos americanos. De acordo com a empresa, dentre as vantagens em anunciar nas embalagens estão:

• Possibilidade de delimitação de área;

• Alto impacto;

• Mídia relativamente mais barata que outras mídias convencionais;

• Maior tempo de exposição;

• Sua marca dentro das casas das pessoas expostas num momento sem concorrência com outras mídias.

A gerente de uma escola de idiomas na cidade de Santos no litoral paulista, Flávia Silva, apostou nas propagandas em caixas de pizza para promover o negócio. “Conheci a modalidade ao pedir, eu mesma, uma pizza e me deparar com diversos anúncios na tampa da caixa. Interessei-me e fui procurar o responsável. Encomendamos o anúncio que promete um retorno a curto prazo e estou esperançosa quanto à sua eficiência”.

O Grupo Four Midia criou um novo espaço para as marcas: a sacola biodegradável. Diante da proibição das sacolas plásticas, comuns no comércio varejista, a empresa transformou a restrição em uma oportunidade de mídia para que as empresas tenham um novo canal com seus consumidores. “O consumidor está reclamando que terá que pagar pela sacola biodegradável e quando chegarem a um estabelecimento e souberem que determinada marca arcou com o custo, certamente o deixará contente e grato pela economia”, diz o diretor do Grupo Four Midia, Meyer Nigri.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo