Essa é a época mais alegre, divertida e saborosa para os clientes do Varejo no Brasil.

As lojas buscam oferecer uma ampla variedade de marcas e produtos exclusivos em uma bela exposição no ponto de venda com muitas surpresas.

No ano passado a FIAT lançou o ovo de Páscoa inspirado do modelo Fiat 500 (“cinquecento”) nos sabores amendoim, castanha de caju e avelã, com bombons de cereja negra, e, a AMBEV lançou o “redondinho”, como foi chamado o ovo da Skol, de chocolate trufado com recheio de cerveja.

Esse ano a rede WALMART está lançando uma embalagem que se transforma em porta-retrato ou em porta-objeto e, os Ovos Gogo’s, uma febre com a garotada. Os sabores também não têm limites de criatividade: pão de mel, waffer e tubettes.

A divisão Professional NESTLÉ está criando um livro com 20 receitas para a Páscoa. O intuito da marca é incrementar ainda mais as vendas para padarias, restaurantes, docerias e pequenos empreendedores. Algumas das ideias de receita são os ovos de chocolate com recheio de estrogonofe de nozes, cheesecake, rendado recheado com pães de mel, além de opções para quem têm restrições em relação ao consumo de açúcar ou lactose, como o Ovo diet com trufa de laranja e a torta diet de damasco e tangerina.

As LOJAS AMERICANAS que sempre apresentam produtos exclusivos para a Páscoa, oferecem esse ano linhas de ovos de Páscoa com personagens licenciados como Bob Esponja, Pica Pau, Marie, Max Steel e Winx Princesas, além dos ovos que são encontrados unicamente na rede como os da I Carly, boneca Bratz, Club Penguin e Kung Fu Panda.

Todos esses lançamentos, novidades e exclusividades vêm acompanhados do marketing que concentram suas ações na tradicional e famosa “parreira” de ovos de chocolate com seus diversos sabores inovadores e embalagens coloridas. É um corredor ou um túnel onde as crianças ficam deslumbradas!

Nos últimos anos, o atributo de compras de uma marca pelo sabor ou qualidade do chocolate vem acompanhado, e muitas vezes substituído, por outro atributo. Várias marcas de Ovos de Páscoa oferecem pequenos brindes, surpresas ou presentes para as crianças, como: camisa de futebol, chaveiro, colar, brinco, pulseira, quebra-cabeças, revista, relógio de pulso, boneco/a, miniatura de carrinhos, microfone, copo, caneca e balde de pipoca.

Páscoa lembra chocolate e, com brindes, sabores inovadores em embalagens de personagens, mexem com o imaginário e encantam a todos (inclusive os adultos).

Boa Páscoa com muito chocolate gostoso e muitas surpresas do coelhinho!

(Por Roberto Nascimento, Indika Bem) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab