Desde julho de 2012, Londres tem a loja de brinquedo que toda criança gostaria de ir: a Toy Kingdom, no terceiro andar da Harrods, maior loja de departamento da Europa. Mais do que um departamento, a Toy Kingdom se tornou exemplo de experiência de compra, marketing sensorial e um retrato do atual varejo de entretenimento. Especula-se que o projeto, que levou três anos entre elaboração e execução, foi um dos mais caros realizados pelos donos da Harrods.


Lá, os brinquedos estão organizados por tema e não por gênero. O destaque vai para as seções temáticas: a Floresta Encantada, com árvores de verdade; Uma sala de leitura com ar vintage cheia de almofadas pelo chão; uma Doceria onde a criança pode ver o caramelo sendo feito, participar de aulas de culinária, e sentir diferentes aromas dos doces; uma arena para shows com plateia (as crianças podem pegar os bichos de pelúcia ou outros brinquedos da loja e trazê-los para assistir junto); a área Odisséia com instalações em 3D para expor toda sorte de itens de tecnologia expostos de maneira lúdica. Pela loja, mágicos, acrobatas e recreadores passeiam pelos corredores, demonstrando brinquedos ou simplesmente brincando com a criançada.


É a contramão do tradicional varejo “olhe, mas não toque”. Lá, a criança pode não só tocar como até brincar com os brinquedos já fora da caixa. “É entretenimento de verdade”, comenta Mark Briggs, diretor de imagem da Harrods.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo