Após anos de intensa consolidação, as maiores redes de farmácias do país devem priorizar a abertura de novas lojas para crescer em 2013.
De acordo com levantamento feito pela Folha, Raia Drogasil, Brazil Pharma e Pague Menos abrirão, juntas, 320 unidades neste ano, uma das maiores expansões orgânicas dos últimos anos.
Com as novas drogarias, as 28 redes associadas à Abrafarma devem superar a marca de 5.000 lojas no Brasil.
O baixo desemprego e o aumento de consumo de produtos mais caros, como cosméticos, sustentam os planos das companhias.
“As pessoas estão com dinheiro no bolso todo mês e isso é muito importante para o negócio”, diz Deusmar Queirós, fundador e presidente da Pague Menos, que tem cerca de 480 lojas no país.
Segundo o empresário, as vendas de cosméticos e de medicamentos genéricos devem continuar impulsionando o setor. “Esperamos crescer de 11% a 15% neste ano, uma maravilha diante do que se espera do PIB.”
A Abrafarma prevê expansão de 16% a 18% em 2013. A categoria de não medicamentos, que inclui produtos como maquiagem e xampu, deve continuar ampliando sua participação nas vendas das drogarias, hoje em 31%.
NO RADAR
Em conversa com a Folha em janeiro, Miguel Almeida, vice-presidente de e-commerce da Walgreens, maior rede de drogarias dos EUA, afirmou que o Brasil, assim como outros países emergentes, está no radar da companhia.
Portanto, segundo ele, a expansão para outros países está no planejamento de “médio prazo” da empresa, que se fundiu à inglesa Boots no ano passado, dando origem a uma das maiores redes do mundo, com 11 mil lojas em 12 países. “Os próximos anos serão dedicados à integração dos negócios”, disse.
(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo