Com mais 27 novos empreendimentos em operação e média de 398 milhões de visitantes mensais, o mercado de shopping centers brasileiros registrou no ano passado uma alta de 10,65% nas vendas e atingiu o total de R$ 119,5 bilhões, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Para 2013 a expectativa do setor é de 12% no aumento das vendas.

“A excelente performance de 2012 pode ser explicada pelo baixo índice de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo crédito, que continua em níveis apreciáveis”, explica Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.

O Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. Em média, as vendas aumentaram por volta de 15% em relação ao mesmo período de 2011. Moda jovem (surfwear), telefonia, cosméticos e brinquedos foram os itens de maior destaque. Além disso, o feriado prolongado, às vésperas da celebração, pode ter contribuído para alavancar as vendas, já que os brasileiros estavam com mais tempo disponível para as compras.

Ao longo do ano outros segmentos como: alimentação, lazer, joias e calçados também obtiveram destaque nas vendas. “O faturamento das lojas de alimentação tem obtido um crescimento expressivo, o que pode ser atribuído ao aumento do poder aquisitivo da população, assim como à dificuldade de locomoção das pessoas, em especial nas grandes cidades”, diz Veiga.

Recorde de inaugurações

A indústria de Shopping Centers atingiu o maior recorde dos últimos 13 anos. Foram 27 empreendimentos inaugurados, dos quais a região Sudeste foi a que recebeu a maior quantidade de novos empreendimentos – ao todo foram 16, que contribuíram também com o maior faturamento:  R$ 70,6 bilhões – seguida pelas regiões Sul (com R$ 19 bilhões), Nordeste (R$ 14,4 bilhões), Centro Oeste (R$ 10 bilhões) e Norte (R$ 5,3 bilhões). Do total de shoppings inaugurados (27), oito aconteceram nas capitais.

A pesquisa – realizada com 425 shoppings de todo o Brasil, dos quais 386 estão em operação e 39 serão inaugurados a partir deste ano – também constatou uma mudança nos investimentos, no que diz respeito à localização dos shoppings. Pela primeira vez, as cidades que não são capitais terão, até o final de 2013, um número maior de shopping centers do que as capitais brasileiras. O Censo Abrasce 2012-2013 mostra que, no final de 2012, 51% dos shopping centers estavam localizados em capitais brasileiras e 49% em outras cidades. Com as 48 inaugurações previstas para este ano, esta porcentagem deverá se inverter. Ao final de 2013, 258 shopping centers estarão instalados em cidades que não são capitais, ante 245 empreendimentos em capitais.

Outro destaque no levantamento fica por conta do crescimento dos shopping centers especializados frente aos tradicionais. Em 2011, 90% dos participantes eram shopping centers tradicionais e 10% especializados (temáticos, lifestyle e outlets).  Esse indicador se mantém, ainda que com leve mudança: atualmente 87% dos shopping centers brasileiros são do tipo tradicional e 13% especializados.

Apesar dos variados perfis, a maior parte desses malls foi construída em municípios que possuem entre 101 e 500 mil habitantes, e o tamanho médio dos empreendimentos é de 31 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

Perfil dos shoppings no Brasil:

– Shopping centers em operação ao final de 2012: 457;
– Número de cidades com shoppings em todo o País ao final de 2012: 165;
– 94% dos shopping centers brasileiros abrem aos domingos;
– Existem 83.631 lojas nos 457 shopping centers brasileiros;
– São 694.043 vagas de estacionamento;
– 2.587 salas de cinema nos centros de compra de todo o Brasil;
– Cerca de 877 mil empregos diretos.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo