>Caros Leitores,

Hoje encerramos mais uma turma nos Cursos de Férias da ESPM. Trata-se do programa “O Novo Marketing de Varejo e o Relacionamento no PDV”.
Na aula de ontem, no Retail Lab, os quase 30 alunos foram divididos em 5 grupos:

1) Moda
2) Farma
3) Oral Care
4) Hair Care
5) Refrigerados

Cada grupo teve como desafio organizar a exposição com foco em um dos 5 perfis de shoppers definidos em recente pesquisa publicada pela Revista Super Hiper da ABRAS. A pesquisa foi liderada pela Fátima Merlin da Kantar Wordpanel.

Os perfis são:

– apressado
– decidido /prático
– observador / analítico
– experimentador
– buscador de preço / promoção

O objetivo da aula foi plenamente atingido. Os grupos organizaram o planograma cada um focando um dos perfis apontados pela pesquisa.
A idéia é desenvolver nos alunos a habilidade de executar ações voltadas ao desenvolvimento de relacionamento no pdv a partir do posicionamento a segmentos de perfis de consumo evitando-se assim a massificação e conseqüente infidelidade.

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore
Coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM