Os shopping centers brasileiros devem registrar aumento de 12 por cento nas vendas deste ano, afirmou nesta quinta-feira a associação que representa o setor no país, Abrasce.

Em 2012, as vendas dos shoppings cresceram 10,65 por cento, somando 119,5 bilhões de reais, abaixo da previsão da entidade, de alta de 12 por cento ante 2011.

“A performance de 2012 pode ser explicada pelo baixo índice de desemprego, aumento da massa salarial e crédito que continuam em níveis apreciáveis”, afirmou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, em comunicado.

No período de Natal, o mais importante para o varejo, as vendas cresceram cerca de 15 por cento sobre um ano antes, segundo a entidade.

Em todo o ano passado, foram inaugurados 27 empreendimentos no país ante a previsão da Abrasce de 28 novos projetos em operação. Segundo a entidade, o número de shoppings inaugurados em 2012 foi o maior dos últimos 13 anos.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo