As ações da Lojas Hering caíram ontem mais de 10%, depois que a empresa revelou problemas operacionais que impediram um resultado melhor no quarto trimestre de 2012.

A companhia registrou alta de 14,8% nas vendas entre outubro e dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a receita bruta cresceu 10,7% no período.

Nas lojas abertas há mais de um ano, houve queda de 0,2%. Segundo o presidente da companhia, Fabio Hering, a demanda foi subdimensionada e parte das lojas ficou sem estoque suficiente para vender a poucos dias do Natal.

O erro de cálculo gerou custos extras com pagamento de horas extras e logística. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Hering, Frederico de Aguiar Oldani, essas despesas extraordinárias para fazer os produtos chegarem mais rapidamente às lojas tiveram maior impacto no resultado do que a alta do dólar, já que boa parte das peças vendidas na Hering é importada.

Apesar das dificuldades de preparação da empresa, o desempenho da Hering no fim do ano ficou abaixo do projetado por analistas. A equipe do banco BTG projetava alta de 15,5% em receita bruta e vendas mesmas lojas 7% maiores.

A própria Hering dizia, no meio do ano, que projetava uma alta de “um dígito” no resultado das lojas abertas há mais de um ano.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo