Segundo Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, o foco da companhia em 2013 será nas redes Assaí, de atacarejo, e Minimercado Extra, de lojas de proximidade. Mas o número envolve também os negócios não-alimentares da empresa, como a Casas Bahia e o Ponto Frio.
Na entrevista concedida ao portal do próprio Pão de Açúcar, o executivo afirmou, ainda, que a ideia é chegar a praças onde o GPA ainda não atua. Somente em 2012, o Minimercado Extra chegou a 100 unidades, entre conversões de outras bandeiras e novas unidades. Mas, de acordo com Pestana, agora o objetivo é crescer organicamente.
Desafios
O presidente do GPA aponta a mudança no perfil do consumidor como o principal desafio imposto à companhia nos últimos anos, e também para os próximos. Segundo ele, hoje o público é mais exigente em qualidade de produtos e serviços, menos fiel às marcas, e busca por produtos de maior valor agregado e que tragam praticidade. Como exemplo desses produtos, citou congelados, pratos prontos, e também itens de higiene e beleza.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo