O 102º Retail’s Big Show, realizado anualmente pela norte-americana National Retail Federation (NRF), que ocorre entre 13 e 16 de janeiro em Nova York, reunirá milhares de profissionais de varejo para debaterem ideias, apresentar soluções e expor as inovações para o mercado. A novidade da edição de 2013 para os brasileiros é que o grupo Ibevar|NOVAREJO levará uma delegação de 200 pessoas, com uma programação diferenciada.
Além das atrações do maior evento do varejo mundial, os participantes do grupo contarão com um exclusivo dia de palestras com professores de Harvard e especialistas em varejo no Harvard Club New York. Uma dessas palestras será do antropólogo do varejo Paco Underhill, especialista em comportamento do consumidor e autor de livros como “Vamos às Compras e “A Magia dos Shoppings”. Outra do especialista global em estratégia global, Darrell Rigby, que possui vários artigos publicados na Harvar Business Review. Há 30 anos Rigby, que trabalha para a Bain & Company, trabalha com CEOs e executivos de empresas internacionais participando de projetos de inovação de gestão de mudança.
Os participantes da delegação Ibevar|NOVAREJO contarão, também, com reuniões de alinhamento de conteúdo, para melhor aproveitamento do evento; networking exclusivo com executivos e profissionais do varejo nacional; tour de experiência de compras no varejo de Nova York; jantares exclusivos para o grupo; assessoria técnica durante toda a viagem e hospedagem no Hotel Renaissance New York Times Square Hotel.
O congresso em 2013
A próxima edição do Retail’s Big Show terá palestrantes como Melvin Landis, diretor de vendas no Varejo da Coca-Cola, que abordará a forma com a marca consegue compreender seu consumidor e influenciar a decisão de compra. Neil Stern, sócio da McMillanDoolittle, discutirá a expansão de grandes empresas varejistas pelo mundo, especialmente nos países em desenvolvimento como os BRICs e a falta do uso do conceito de localização nesse processo.
Muitas palestras da programação estão voltadas para o entendimento do comportamento do consumidor. Como as que tratam da influência dos meios digitais e a de storytelling (tema já abordado por NOVAREJO) para estreitar a distância com o consumidor ao descortinar histórias de vida e da comunidade. Erik Qualman, especialista em mídia social e autor do livro “Socialnomics”, abordará como os varejistas precisam se transmutar para fazer negócios no novo mundo social, móvel e digital.
Na feira do congresso, as maiores players de tecnologia exibirão suas apostas para o varejo. Desde 2009, o tema mobilidade tem destaque na NRF, mas 2013 será o primeiro ano em que o investimento em hardware mobile para PDV ultrapassará as tradicionais caixas registradoras fixas no varejo americano – prevê Grasiela Tesser, diretora da NL Informática, empresa de software de gestão para varejo. “Veremos uma evolução do que o mercado apresentou nos últimos anos de NRF, com o marketing da experiência, as tecnologias móveis e o omni-channel. Agora veremos isso consolidado em soluções de software que precisam transformar esse grande volume de informação em ações que auxiliem no resultado da loja”, conta Grasiela.
Mais informações sobre a delegação Ibevar|NOVAREJO podem ser encontradas no site http://www.grupoibevarnovarejo.com.br/.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo