A perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses recuou 1% em outubro de 2012, atingindo o valor de 98,9, segundo divulgou nesta quinta-feira (14/12) a Serasa Experian.

A sequência de reduções mensais deste indicador ao longo de suas últimas leituras aponta que, após quase dois anos de crescimento, a inadimplência dos consumidores apresentará um comportamento mais favorável em 2013, caracterizando uma trajetória de normalização.

De acordo com a Serasa, o bom momento no mercado de trabalho, as perspectivas de manutenção da taxa básica de juros em patamares também historicamente baixos e a melhora gradativa na qualidade do crédito são fatores que contribuirão para que a inadimplência caia.

Em relação às empresas, a perspectiva registrou queda de 1,5% no mês de outubro de 2012 em relação ao mês imediatamente anterior, situando-se em 92,4. Tal comportamento sinaliza que a inadimplência das empresas também deverá configurar trajetória de queda gradual em 2013.

“As expectativas de aceleração do crescimento econômico doméstico e a confirmação dos prognósticos de um cenário internacional menos conturbado em 2013 (comparativamente aos dois anos anteriores), auxiliarão na determinação de um quadro mais favorável para a inadimplência das empresas em 2013”, avaliam os economistas da Serasa Experian.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo