É o que aponta estudo da Kantar Worldpanel em 8.200 residências em todas as regiões do País. Segundo a pesquisa, que trata apenas de produtos de consumo não-duráveis, 52% das famílias colocaram, em 2012, ao menos um produto de marca própria dos supermercados em suas despensas.

O levantamento mostra que, ao contrário do que muitos pensam, estes produtos não estão tão associados ao baixo preço, mas sim à sua qualidade. Comprova isso a penetração deles nos lares de diferentes classes sociais: os itens de marca própria estão presentes em 60% dos lares das classes A e B, índice maior do que nas classes C, que registrou 52%, e D e E, com 49%.

“Os produtos de marcas próprias já não são mais relacionados a preço baixo devido à baixa qualidade. Hoje, 84% dos consumidores desse tipo de produto justificam sua escolha considerando serem itens de boa qualidade”, comenta Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel.

O estudo também detalhou quais produtos de marca própria são os mais procurados por diferentes classes sociais. O óleo de soja especial é a categoria mais comprada por todos os estratos, e é seguido, nas classes A, B e C, pelo papel higiênico. Nas classes D e E, o sabão em pedra fica em segundo lugar.  Outras categorias bastante lembradas são açúcar e leite longa vida.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo