Os cartões de crédito e débito têm sido usados cada vez mais como forma de pagamento em compras, que eram tradicionalmente pagas em dinheiro.

De acordo com a pesquisa Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, feita pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), neste ano, os consumidores passaram a usar mais os plásticos para pagar compras em farmácias e drogarias.

Segundo os dados da pesquisa, em 2011, 49% dos entrevistados usavam os meios como forma de pagamento, neste ano, o percentual cresceu para 53%.

Outro segmento que recebia os pagamentos tradicionalmente em dinheiro é o de restaurante, lanchonetes e bares. Em 2011, 42% dos entrevistados pagavam as contas neste tipo de estabelecimento com cartões, neste ano, o percentual aumentou para 48%.

Finais de semana
Outro destaque da pesquisa é o crescimento no uso de cartões para a aquisição de ingressos para shows, cinema, teatro e museus.

Em 2011, 29% dos entrevistados pela Abecs usavam algum tipo de cartão para pagar esse tipo de compra, enquanto que neste ano o número subiu para 34%.

(Por UOL) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo