Após anos de negociação, o endereço Amazon.com.br estreou no mercado nacional. Inicialmente, o e-commerce funcionará como a Loja Kindle Brasil, com mais de 1,4 milhão de eBooks com preços em reais disponíveis aos consumidores, diferente da Apple, que mesmo em solo brasileiro continua cobrando por e-books em dólares. Junto com a loja, a Amazon lançará nas próximas semanas seu leitor eletrônico, o Kindle, por R$ 299.
É a primeira vez que a Amazon entra em um país apenas com operações digitais — nos vários mercados em que a varejista está, ela vende de tudo, de eletrônicos a comida.
A entrada da empresa no mercado brasileiro aconteceu apenas depois de três anos por causa das reprimendas por parte do mercado editorias. E sua entrada foi possível principalmente por causa dos acordos selados com as principais editoras do país. Segundo Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, em entrevista ao jornal O Globo, o acordo das editoras com a Amazon prevê que elas vão determinar o preço final dos livros.
“Estamos animados em lançar a Kindle Store para consumidores brasileiros, oferecendo os livros mais populares e mais vendidos de muitos autores brasileiros, com preços em reais”, disse Alexandre Szapiro, vice-presidente da Kindle.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo