Nas últimas semanas, três indústrias – Samsung, LG e Gradiente – anunciaram novas lojas. Esse fenômeno recente, das lojas de fabricantes disputando espaço no varejo, vem ganhando terreno a cada ano.
A Samsung inaugurou no interior de São Paulo sua quinta loja no Brasil. Ela já tem endereços nos shoppings paulistas Eldorado, Villa Lobos e Higienópolis, e no Shopping Salvador (BA).
As inaugurações são parte da estratégia global da companhia e a meta é atingir dez lojas até o final do ano nas principais cidades brasileiras.
Baseada em um modelo de franquias, as lojas têm como objetivo criar um espaço onde o consumidor pode experimentar produtos com atendimento personalizado para tomar a melhor decisão de compra e também tirar dúvidas sobre produtos que ele já tem. O portfolio completo – de celulares a TVs – está em exposição. “Queremos nos aproximar cada dia mais do consumidor final e identificar suas necessidades. A estratégia das lojas é um movimento global para que esta aproximação seja possível”, afirma Michel Piestun, Vice-Presidente de Telecom da Samsung no Brasil.
Já a LG, também de olho num contato direto com o consumidor, inaugurou a sua segunda loja no Brasil – e primeira no nordeste -, no recém-inaugurado Shopping RioMar, em Recife (PE). Assim como sua concorrente, a meta é abrir dez lojas em três anos.
“A experiência em Porto Alegre, onde inauguramos a primeira loja própria, não poderia ser mais positiva – seis meses depois, a loja já é a que mais vende produtos LG no shopping no qual está inserida”, comenta Pablo Vidal, diretor de marketing da LG Brasil. “Além disso, a loja no sul vem aumentando a performance de vendas mês a mês. Em setembro, por exemplo, as vendas cresceram 55,8% em relação a agosto”, completa Vidal.
A loja de Recife conta com o “Espaço Conectividade”, no qual os clientes conhecem os benefícios dos produtos com tecnologia Wi-Di embarcada, que permite conexão rápida entre TVs e PCs, sem a necessidade de rede ou internet.
A Gradiente acaba de entrar para o clube. Dia 10 de novembro abriu o quiosque Gradiente Store, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Lá estão todas as linhas de Home Entertainment, Telefonia Móvel, Tablet e Eletrônicos Infantis da marca.
A loja faz parte da estratégia da empresa de capilarizar seus pontos de comercialização de produtos no país e criar proximidade com o consumidor. “O mercado de eletrônicos cresce a cada ano e muitos players disputam espaço na prateleira de grandes varejistas, o principal canal de vendas. Ainda assim, acreditamos que pontos exclusivos são uma excelente oportunidade de aproximação da marca oferecendo aos consumidores uma melhor experiência com o mix completo de produtos”, explica o CEO da empresa, Fabio Vianna.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo