O varejo supermercadista tem um prejuízo de R$ 1,5 bilhão ao ano causado por furtos de produtos em suas lojas, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Estima-se que as lojas desse segmento do varejo gastem cerca de R$ 673 milhões por ano com equipamentos, 33% desse total em CFTV.
Apesar do grande investimento, os furtos continuam a causar prejuízos não apenas para os supermercados, mas também para o consumidor. “Qualquer custo desse tipo, em qualquer segmento varejista, acaba sendo transferido para o preço final dos produtos, para se manter a margem de lucro do negócio. As empresas que não previnem as ocorrências de furtos em suas lojas assumem um determinado risco”, explica Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo Gateway Brasil.
Outro item a ser analisado e um dos mais difíceis de ser mensurado, segundo o especialista na área, é a proporção da perda não identificada, que ocorre em grande parte nos check-outs, popularmente conhecidos como caixas. Entre os produtos mais furtados estão chocolates, carnes, salgadinhos, lâminas de barbear, desodorantes e bebidas, revela pesquisa da Abras, a associação do setor.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo